sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Quem era Teófilo?

Ambos os escritos, tanto o evangelho de Lucas quanto os Atos dos Apóstolos, foram dedicados à mesma pessoa. Considerando que em Lc 1.3 Teófilo é considerado e interpelado como “excelentíssimo Teófilo” (o título “excelentíssimo” era usado naquele tempo para senadores e cavaleiros - clarissimus -, como os procuradores romanos Félix, em At 23.26; 24.3, e Festo, em At 26.25), ele parece ter sido um homem renomado. 

O teólogo Zahn traduz a interpelação com “excelência”. A dedicatória a Teófilo evidentemente não exclui a possibilidade de que esses livros desde já visassem um grande círculo de leitores. Assim como hoje, também na Antigüidade dedicava-se livros a determinadas pessoas. 

Onde vivia Teófilo? O país em que devemos localizar Teófilo depreende-se da percepção de que Lucas considera necessário explicar lugares, costumes e peculiaridades palestinas, cretenses, atenienses e macedônias,
enquanto pressupõe como conhecidas todas as localidades na Sicília e na Itália (At 28 - particularmente o centro-sul da Itália, até Roma), até mesmo pequenos vilarejos (At 28.15). Talvez por isso devamos situar Teófilo na Itália. Contudo, a familiaridade também é pressuposta no caso das viagens de Antioquia para Chipre e pela Ásia Menor até Trôade (At 13.4-14,26; 15.40-16.11). 

As recognitiones (atestações) clementinas, de meados do século II, relatam que, após a pregação de Pedro, Teófilo, detentor da posição máxima entre todos os cidadãos proeminentes de Antioquia, teria cedido o grande pórtico (salão ou colunata) de sua casa para as reuniões de culto a Deus. 

A visão histórica abrangente dada em Lc 3.1s, bem como a característica de todo o escrito, demonstram que Lucas escreveu a um amplo círculo de leitores de origem grega, cujo representante ele considerava ser Teófilo. 

Além disto, essa dedicatória não significava mera questão de honra. Até o surgimento da imprensa, a edição de um livro era algo muito dispendioso. Por essa razão, os autores costumavam dedicar suas obras a uma personalidade abastada que, caso aceitasse a dedicatória, era considerada, por assim dizer, “patronus libri”, padrinho do escrito. Esse patronus libri encarregava-se de abrir caminho na opinião pública para a nova obra. Para isto ele criava oportunidades para que o autor apresentasse textos de sua obra perante um círculo seleto. Igualmente encomendava por sua conta as primeiras cópias. 

A redação do evangelho de Lucas geralmente é situada no período entre 63 e 66 depois de Cristo.


Fonte: http://bibliotecabiblica.blogspot.com/2010/12/teofilo-destinatario-do-evangelho-de.html

4 comentários:

  1. Obrigado pelas colocaçoes, me ajudou a entender um pouco mais a respeito de como se espandio a palavra de DEUS ate os dias de hoje. CLEZIO BRUCKMANN ;S. Leopoldo.R G SUL.

    ResponderExcluir
  2. Bíblia e real e verdadeira grande estudo de conhecimento está na palavra de Deus a Bíblia é um mar de conhecimento infinito
    "Jesus está as porta". E tudo quanto pedires receberá o maior conhecimento de convertido qui quer aprender sobre Deus , aí vai uma dica , , comece de joelho. a paz do senhor

    ResponderExcluir
  3. Ev Antônio Elias Rodrigues2 de dezembro de 2017 às 18:56

    Foi muito bom está explicação Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
  4. Dizem que Teófilo foi um comandante da guarda romana, que ele tava no Getsêmani quando prenderam jesus, quando Jesus disse sou eu ali o evangelho entrou no coração de Teófilo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu Comentário