quarta-feira, 30 de março de 2011

Lição 01 - Quem é o Espírito Santo II

Lição 03 - A Divindade do Espírito Santo (16/07/2006)

Lição 01 - Quem é o Espírito Santo

 
SOBRE O ESPÍRITO SANTO

Cremos no Espírito Santo como a terceira Pessoa
da Trindade, genuíno Deus, eterno, onipotente,
onipresente e onisciente
(Jo 16.13,14).
Extraído do Manual de Assembleia de Deus no Brasil, editado pela CPAD
Sobre a doutrina acerca do Espírito Santo, urge prevenirmos os mal-entendidos. Isso porque o tipo de relacionamento que a maioria dos cristãos vem tendo com o Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, é absolutamente estranho e ao mesmo tempo paradoxal, quando analisado à luz da nossa declaração de fé, que diz: "Cremos [...] em um só Deus eternamente subsistente em três Pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo".

terça-feira, 29 de março de 2011

I Seminário para Líderes de Escola Dominical - 2011

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão em Marabá, através de seu Departamento de Escola Dominical estará realizando o I Seminário para Líderes de Escola Dominical, dia 05 de abril, terça-feira (feriado), a partir das 08h00, visando aperfeiçoar a liderança de EBD no desempenho de suas atividades.



PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

 
  • PÚBLICO ALVO: PASTORES, DIRIGENTES DE CONGREGAÇÃO, COORDENADORES E SECRETÁRIOS DAS EBD’S
  • DATA: 05/04/2011, DAS 08H00 ÀS 12H
  • PROGRAMAÇÃO:
               08H00 – ABERTURA E DEVOCIONAL
               08H30 - 1ª PLENÁRIA, “PERFIL E ATRIBUIÇÕES DA LIDERANÇA DE EBD”
               09H20 - 2ª PLENÁRIA, “GESTÃO MODERNA NA EBD”
               10H10 – INTERVALO
               10H30 - 3ª PLENÁRIA, “GESTÃO PEDAGÓGICA”
               11H20 – PERGUNTAS
               12H00 - ENCERRAMENTO

  • LOCAL: TEMPLO GAMALIEL (Marabá Pioneira)
  • INSCRIÇÕES: R$ 5,00 (CINCO REAIS), SERÃO REALIZADAS NO DIA DO EVENTO
  • MATERIAL: APOSTILA E CERTIFICADO

Não perca!
Diretoria de EBD
Assembleia de Deus Missão em Marabá/PA

sexta-feira, 25 de março de 2011

Avaliação Final - 1º Trimestre de 2011

Esta avaliação estaremos aplicando aos alunos da nossa EBD da Assembléia de Deus Missão em Marabá/PA - Templo Folha 09.
Para baixar em arquivo PDF, clique aqui.


AVALIAÇÃO FINAL

NOTA:_________

- Marque um “x” na alternativa correta:

1)   Quem foi o escritor do livro de Atos?
a)   o Mateus
b)   o Marcos
c)    o Lucas
d)   o Paulo

2)   Segundo a Lição 01, quais são os eventos pré-pentecostais?
a) o A expansão do Evangelho em Jerusalém e na Judéia.
b) o A expansão do Evangelho em Samaria e entre os gentios.
c) o A descida do Espírito Santo no dia de pentecostes.
d) o A ascensão de Cristo e a eleição de Matias.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Mapas da Viagem de Paulo à Roma

Estes mapas são um ótimo recurso para a aula, principalmente se a EBD dispor de um projetor multimídia (datashow). As imagens estão no blog Geografia Bíblica.







Existe ainda uma ótima ferramenta do Google Earth, que nos leva a uma viagem virtual a Roma Antiga, clique aqui, aproveite.

[Blog do Ciro] ®: Comunicado sobre agendamento, novos livros e assuntos afins

Recomendo os livros do Pr. Ciro, em especial aqueles que tratam das "inovações" e erros teológicos de alguns movimentos evangélicos. Estou aguardando o lançamento de Erros Escatológicos que os Pregadores Devem Evitar.

[Blog do Ciro] ®: Comunicado sobre agendamento, novos livros e assuntos afins#links#links#links#links

terça-feira, 22 de março de 2011

Lição 13 - Paulo Testifica de Cristo em Roma (Pregação em Roma)

Chegada a Roma (Atos 28:11-16)

 28:11 / De acordo com Plínio, o velho, a estação do inverno, em que os mares estavam fechados à navegação, encerrava-se a 7 ou 8 de fevereiro. Podemos supor, então, que a estada dos viajantes de três meses em Malta encerrou-se ao redor desses dias. O navio em que reencetaram a viagem também era alexandrino, talvez outro navio cerealista, possi­velmente empurrado a essa ilha pela mesma tempestade que trouxera Paulo e os demais a suas praias. Tinha por "insígnia" Castor e Pólux, os deuses gêmeos. Pode ser correto dizer com GNB que o navio era chamado por esse nome, mas a expressão talvez se referisse a uma

Lição 13 - Paulo Testifica de Cristo em Roma (A Viagem)

Paulo Viaja para Roma (Atos 27:1-12)

Extraído do Livro: Novo Comentário Bíblico Contemporâneo Atos, David J. Williams

Como peça literária, esta história descritiva da viagem e naufrágio nos mostram Lucas no ápice, sendo um clássico de sua espécie na literatura antiga. Lucas tem sido acusado de inventar essa história, ou de pelo menos haver adaptado um conto já existente, para seus propósitos pessoais. Todavia, James Smith há muito tempo demonstrou que a precisão da narrativa, em termos de geografia, condições atmosféricas e arte de navegação é de tal ordem que não poderia ser outra coisa senão o registro de uma viagem real (p. xxxii), enquanto o emprego da primeira pessoa é indicativo genuíno de que a viagem foi feita na companhia do próprio autor.
O prazer do viajante em relatar aventuras, e o fato de as histórias a respeito de naufrágios serem coisa da moda nos dias de Lucas, seriam suficientes para explicar a extensão da narrativa. Todavia, a estas suges­tões poderíamos acrescentar mais uma, a de que Lucas tinha em mente a crença popular segundo a qual o mar se vinga dos perversos (cp. 28:4) e que, por isso, Lucas teve um prazer especial ao contar uma

segunda-feira, 14 de março de 2011

Tendências Pedagógicas - Ana Okada

Encontrei este artigo no UOL e achei interessante, pois oferece uma noção sobre as tendências pedagógicas mais adotadas no Brasil. Este esclarecimento deve ser muito útil também para os educadores cristãos.

Linhas pedagógicas: veja como elas funcionam e qual tem mais a ver com seu filho

Ana Okada

Cada escola usa os preceitos de uma ou mais linhas pedagógicas para "moldar" suas aulas. Essas teorias, no entanto, nem sempre se manifestam puramente no dia a dia dos alunos. Segundo a professora Cecília Hanna Mate, da USP (Universidade de São Paulo), é possível encontrar práticas que utilizam um ou mais aspectos de diversas linhas ao mesmo tempo, assim como é possível haver posturas individuais de escolas que seguem apenas uma dessas tendências.

Segundo os especialistas consultados pelo UOL Educação, a coordenação pedagógica da escola é quem deve informar os pais sobre qual linha pedagógica é adotada na instituição.
 
Mais do que saber a pedagogia que a escola adota, é interessante que os pais possam verificar, durante as aulas normais dos alunos, exemplos de atividades que são realizadas nas aulas, para que se possa comparar o que é dito ao que é de fato ensinado.


Saiba mais sobre algumas das linhas pedagógicas mais adotadas nas escolas brasileiras:

Como funciona: A concepção comportamentalista enfoca a técnica, o processo e o material postos em jogo. O ensino deve ser bem planejado, com materiais instrucionais programados e controlados. O objetivo é que os resultados possam ser mensurados e que o estudante adquira os comportamentos desejados, moldados segundo necessidades sociais determinadas.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Lição 11 - O Primeiro Concílio da Igreja de Cristo

O Concilio de Jerusalém (Atos 15:1-21)


A recepção de gentios no seio da igreja sem a necessidade da circuncisão (esta daria a implicação de submissão à lei toda) pode ter sido assegurada após a conversão de Cornélio e seus amigos. Por essa época, até mesmo em Jerusalém, coluna da tradição judaica, os cristãos que se haviam reunido a fim de estudar essa questão concordaram que "até aos gentios Deus concedeu o arrependimento para a vida" (11:18), embora eles talvez pensassem que isso seria só um caso excepcional. Desde então as coisas mudaram dramaticamente; o fluxo rápido de gentios para dentro da igreja, tanto em Antioquia como nas cidades do sul da Galácia, levantou de novo a questão da sua admissão, ou com mais precisão, as condições mediante as quais deviam ser admitidos. Aceitar os 'devotos' ocasionais na igreja, pessoas que sentiam simpatia pelas doutrinas judai­cas, era uma coisa; mas era outra coisa bem diferente dar as boas-vindas a grande número de gentios que não tinham a menor consideração pela lei, e nenhuma intenção de guardá-la.

sábado, 5 de março de 2011

Lição 10 - O Evangelho Propaga-se entre os Gentios

III. ATOS DE PEDRO: RECEPÇÃO DOS GENTIOS At 9.32-12.24
a) Pedro na Palestina Ocidental (At 9.32-43)
Um sinal da paz de que a Igreja gozava se vê em Pedro evangelizar o território semigentílico, na Planície de Sarom, e visitar Lida e Jope, onde realizou milagres de cura. O fato de hospedar-se, quando nesta última cidade, na casa de um homem que exercia uma profissão imunda, mostra como ele ia-se emancipando mais em suas relações para com a lei cerimonial.

Os santos que habitavam em Lida (32). É claro que havia cristãos em Lida e Jope

sexta-feira, 4 de março de 2011

Lições Bíblicas - 2º Trimestre de 2011

A Lição Bíblica da CPAD - 2º Trimestre/2011 terá como tema geral "Movimento Pentecostal: As doutrinas da nossa fé".

Comentarista: Pr. Elienai Cabral.

Segue abaixo os temas semanais: