terça-feira, 11 de março de 2014

Lição 11: Deus escolhe Arão e seus filhos para o Sacerdócio II

DOIS ARTIGOS: "CRENTES COMO SACERDOTES" E "VESTIMENTAS DOS SACERDOTES"

Extraído da "Enciclopedia de Bíblia Teologia e Filosofia vol 6"


CRENTES COMO SACERDOTES

Sacerdotes. Apo. 1:6. Considerado coletivamente, o «novo Israel» é um «reino». Considerados individualmente, seus membros são todos «sacerdotes». No antigo povo de Israel havia para cada família um «sacerdote», que era o chefe da casa. Em seguida, apareceu o sacerdócio como ordem separada, pertencente a uma única tribo. Em nenhum momento, porém, todos os homens foram sacerdotes. Em Cristo Jesus, entretanto, todos os crentes se tornam sacerdotes, porquanto lhes foi obtido, através do evangelho,
acesso superior a Deus, o qual também lhes é aberto mediante a missão salvadora de Cristo. (O presente versículo pode ser comparado à passagem de I Ped. 2:5.) Coletivamente, o «novo Israel» (a Igreja) é uma «casa espiritual».
Individualmente falando, os seus membros são pedras vivas. E todos formam um «sacerdócio régio», em que cada indivíduo é um rei, dotado de autoridade majestática, conforme se aprende em I Ped. 2:9. Consideremos abaixo a questão do «sacerdócio de todos os crentes» nos pontos discriminados:

1. Antes da instauração da lei mosaica, o chefe de família era seu sacerdote (ver Gên. 8:20; 26:25 e 31 :54).

Lição 11: Deus escolhe Arão e seus filhos para o Sacerdócio I


O Sacerdócio
Extraído do Livro "O Tabernáculo e a Igreja" de Abraão de Almeida (CPAD)
A SEPARAÇÃO DOS SACERDOTES
1.Os sacerdotes se ocupavam em servir a Deus, enquanto os levitas em servir aos sacerdotes: "Depois manda que do meio dos israelitas se aproximem ao teu irmão Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar, para que me sirvam como sacerdotes"(Êxodo28.1)."
O Senhor falou a Moisés, dizendo: Manda que a tribo de Levi se ponha à disposição do sacerdote Arão e o sirva. Cuidarão do que ele e a comunidade em geral precisarem diante da tenda de reunião, e pelas obrigações dos israelitasno serviço da morada. Confiarás os levitas a Arão e filhos. Eles lhe foram inteiramente entregues por parte dos israelitas"(Números3.5-9). A Igreja deve ser como um sacerdócio, afim de oferecer sacrifícios espirituais a Deus: "Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, afim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo"(1Pedro2.5).

terça-feira, 4 de março de 2014

Lição 10: As Leis Civis entregues por Moisés aos Israelitas II


Exôdo 20.22-23.33

Extraído do Comentário Bíblico Moody - Êxodo

a) Forma Geral de Adoração. 20:22-26.
Aqui se enfatiza a ordem (vs. 22, 23) de que o Deus, cuja presença foi manifestada a todo Israel, não deveria ser comparado a nenhuma imagem produzida pela invenção do homem. Nenhuma estrutura requintada deveria assinalar o acesso de Israel a Jeová, mas um simples altar de terra ou pedra comum, não trabalhada (vs. 24-26). Este preceito não discorda de instruções posteriores relativas ao altar de bronze (27:1-9), mas trata de uma situação particular. Altares não deveriam ser levantados por toda parte, mas onde "Eu motivar a lembrança do meu nome" (RSV). Em tais lugares um altar simples deveria ser levantado, não um santuário enfeitado. A aplicação prática da ordem se encontra em muitos lugares na história posterior (Jz. 6:25, 26; Js. 8:30; 1 Reis 18:30-32). Degrau (v. 26). Roupas flutuantes se levantariam com o erguer dos pés e o corpo seria conseqüentemente exibido. Outros regulamentos tratam do serviço sacerdotal em altares maiores (28: 42).
b) Relacionamentos Civis e Sociais. 21:1 – 23:13.
Êxodo 21

Lição 10: As Leis Civis entregues por Moisés aos Israelitas



Êxodo 20.22-23.33

extraído do Comentário Bíblico Matthew Henry

CAPÍTULO 20

Versículos 22-26

Tendo entrado na densa escuridão, Deus falou a Moisés de todo o que se segue daqui até o final do capítulo 23, e é, em sua maior parte, unicamente exposição dos Dez Mandamentos. As leis destes versículos se relacionam com a adoração de Deus. os israelitas recebem a certeza da bondosa aceitação de suas devoções por parte de Deus. sob o evangelho, os homens são convidados a que orem em todo lugar, e onde quer que o povo de Deus se reúna em seu nome para adorá-lo, Ele está no meio deles; ali Ele estará com eles e os abençoará.

CAPÍTULO 21

    • Versículos 1-11               Leis sobre os servos
    • Versículos 12-21             Leis judiciais
    • Versículos 22-36             Leis judiciais

Versículos 1-11

As leis deste capítulo se relacionam com os mandamentos quinto e sexto e, embora difiram de nossa época e costume, e não sejam obrigatórios para nós, explicam, contudo, a lei moral e as regras da justiça natural.